Todas as informações que você precisa para fazer a escolha mais importante da sua vida!

quinta-feira, 20 de março de 2014

DICAS VERDADE IMÓVEL: O QUE ESPERAR DE 2014?


Em caso de dúvidas sobre qualquer produto, mande um email para verdadeimovel@gmail.com ! Respondo a todos os emails com enorme prazer!

Prezados,

Acabou o carnaval, agora o ano vai começar de verdade...

Para alinhar expectativas (e ser cobrado no final do ano), fiz uma listinha do que podemos esperar em 2014 em relação ao nosso mercado.

Anotem aí, pode ser importante na hora de tomar alguma decisão. Não está em ordem de importância:



  • Inauguração do metrô da Rua Uruguai (ocorreu  15/03/2014) - Abrindo mais uma porta do metrô na Tijuca, facilitando o acesso ao transporte público a mais uma parcela importante de moradores. Vai valorizar a região.

  • Inauguração daTranscarioca (até Maio/2014) - Agilizará o acesso ao Galeão para quem mora na Barra da Tijuca. Além disso, será muito útil como válvula de escape de trânsito para diversos bairros como Taquara, Barra Olímpica, Vila da Penha e Ilha do Governador. Provavelmente a obra mais relevante entre as Trans.

  • Lançamentos no Porto Maravilha - Ano passado o Porto Atlântico foi o estreante da região. Esse ano, algumas outras empresas com terrenos e CEPAC's já comprados devem voltar a atuar na região. Muito provável que vejamos as diversas tipologias por lá: hotel, salas, lojas e apartamentos.

  • Redescoberta da Zona Norte --> Os sucessos do Rio Parque, do DHC, do Viva Penha do Elo e do Stadio abriram os olhos das incorporadoras para essa tradicional região carioca que sofre intensamente de opções modernas de moradia.


  • Redescoberta do Centro --> Todas essas obras ligadas ao Porto Maravilha voltaram a atrair atenção ao Centro da cidade. Especialmente se considerarmos que faltam salas comerciais boas por lá, justificando um preço mais alto e viabilizando projetos que outrora eram apenas ilusões... Provavelmente virão alguns retrofits nessa região.

  • Mega-lançamentos- Temos um ano em que todos esperam empreendimentos de grande porte... os mais votados para virem  são a Vila Olímpica (OR- ao lado do RIOCENTRO), Porto Vida (OR-Porto), Porto Atlântico 2 (OR- Porto), Riserva Golf (RJZ Cyrela- Barra da Tijuca), Torre Carioca (CONCAL- Porto), TRUMP TOWERS (Even- Porto), além do LEAD (RJZ Cyrela - Barra da Tijuca) que já veio.

  • Recreio- É de se esperar mais alguns lançamentos na Região do Zico e no Pontal Oceânico... Há um burburinho no mercado também acerca de um futuro bairro planejado na Região do Zico, resta esperar... Outro ponto importante é saber se o congelamento imposto pela prefeitura irá resultar em mudanças positivas para o gabarito da região. Além disso, está previsto para breve a inauguração do Americas Shopping, uma nova opção de lazer para a região.

  • Zona Oeste- mais um ano com pouca movimentação... provavelmente as construtoras ainda esperarão a oferta baixar um pouco mais para voltar com força à região.

  • Comerciais- é de se esperar que a oferta de novas salas comerciais continue sua tendência de queda, como acontece desde 2011. Não há hoje justificativas macroeconômicas para retomar os investimentos nesse setor.

  • Hotéis- Os hotéis que desejam atender a RIO2016 precisam ficar prontos até dezembro de 2015...Desta forma, dificilmente o que for lançado depois de junho conseguirá alcançar essa meta... ou seja, poucos lançamentos do gênero devem ocorrer no segundo semestre.

  • Copa do Mundo- A expectativa é que o evento e suas consequencias diminuam o ritmo do mercado em junho e julho... ou seja, pode ser um bom momento para negociar alguns descontos interessantes.

  • Eleições- Óbvio que toda eleição influencia muito o mercado imobiliário. Especialmente quando há a escolha de um presidente envolvido e potenciais mudanças nas políticas econômicas do país. Mas para nós, cariocas, a grande questão a ser respondida e que influenciará mais diretamente nosso mercado imobiliário tem a ver com o cargo de governador do Estado: haverá continuidade na política das UPP's?

Certamente há mais algumas coisas que influenciarão o mercado imobiliário... se lembrar de alguma, conta aqui nos comentários.









Receba as análises assim que elas forem postadas. Basta incluir seu email no box abaixo.


Um comentário:

  1. O autor do artigo foca muito no micromundo imobiliário e não avalia a economia do país. Não fala do desaquecimento da economia, da alta nas taxas de juros, do fim do QE3, da possível alta no desemprego, na falta de dinheiro federal que, inclusive, atrasou pagamentos do MCMV, isso só pra começo de conversa.

    O que eu prevejo pra 2014 é um grande desaquecimento deste mercado. Nada no macro vai bem.

    ResponderExcluir

Conte a sua Verdade