Mora no Rio de Janeiro e está cansado de ficar escutando palpite de corretor, que muda de opinião a cada novo empreendimento lançado? Chegou o site que fala a verdade acerca dos imóveis lançados no Rio de Janeiro, sem intenção comercial nenhuma e completa isenção. Aqui a verdade é uma só, e não muda de acordo com interesses comerciais. Aqui a Verdade é imutável, eterna e imóvel! Venha conhecer de verdade o que vale a pena ou não comprar no Rio de Janeiro, seja para morar, seja para investir.

Busque a Verdade Imóvel sobre

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

SOBRE HOTÉIS E COTAS

Em caso de dúvidas sobre qualquer produto, mande um email para verdadeimovel@gmail.com ! Respondo a todos os emails com enorme prazer!
 
 
 
Venho recebendo muitos emails perguntando acerca de hotéis vendidos pelo sistema de cotas. A primeira coisa que cabe esclarecer aqui é que estou observando esses lançamentos sim, contudo, optei por não colocar nenhum deles aqui no blog pelo simples fato de que não os considero produtos imobiliários, eles estão mais para o mercado de ações do que qualquer coisa.
 
Vamos aos fatos: a cidade do Rio de Janeiro carece de hotéis, especialmente colocando a Olimpíada nesse horizonte. Para tentar suprir essa carência, a prefeitura montou um pacote de estímulos para os incorporadores erguerem empreendimentos desse tipo. Como na maioria dos bairros da cidade, a legislação não permite a venda de unidades hoteleiras, a solução apresentada foi efetuar as vendas através do sistema de cotas. Alguns empreendimentos optaram por trabalhar cotas de unidades (Ramada Barra) e outros cotas do conjunto todo (AC Marriot), o que não fará nenhuma diferença caso os empreendimentos forem um sucesso lá na frente.
 
Quando digo que esse modelo não tem cara de imobiliário, quero dizer que o mais importante aqui é o operador final. Ou seja, como as bandeiras de hotel farão seus trabalhos para remunerar os investidores quando os empreendimentos estiverem prontos. Realmente não faço ideia dos planos de marketing da Ramada, Best Western e Marriot, para colocar o nome do blog em jogo fazendo avaliações.
 
Posto isto, queria deixar minha dica como alguém que olhou esses produtos para investir: Muito cuidado! Avalie bem cada oportunidade.
 
Abaixo, 10 considerações importantes para você pensar antes de investir:

  1. O corretor de imóveis que vai lhe vender sabe tanto quanto eu desse mercado: NADA
  2. Apesar do que dizem os encartes, não existe investimento 100% seguro
  3. Considere que a demanda por hotéis no RJ terá seu pico em 2016, e depois disso dificilmente se manterá com índices de ocupação tão elevados
  4. Hoje o RJ possui excelentes índices de ocupação de hotéis, mas isso se deve mais ao baixo número de quartos do que propriamente a um aumento de oferta (esse segundo ponto só será verdadeiro quando o Galeão passar por ofertas estruturais de verdade)
  5. Nem todos os bairros precisam de todos os quartos que estão recebendo. Zona Sul e Centro são onde a demanda se concentra normalmente
  6. Tente entender o conceito de RevPar, e veja a conta real para o cálculo do retorno de seu investimento
  7. Saiba que normalmente quando há sistema de cotas, a preferência de compra de cotas é dos cotistas, se isso acontecer em seu empreendimento, tenha ciência que na hora da revenda provavelmente conseguirá um valor menor do que sua cota vale realmente
  8. Caso o empreendimento dê errado, você terá uma fração, e não uma unidade, o que pode significar problemas jurídicos no futuro. (o que não acontece em empreendimentos como Studio 6677, Expert e Arte)
  9. Pesquisa bastante sobre a bandeira que irá operar o hotel, como ela costuma tratar seu investidor, se a remuneração costuma ser próximo ao prometido.
  10. Avalie detalhadamente o ponto onde hotel está inserido






Receba as análises assim que elas forem postadas. Basta incluir seu email no box abaixo.


3 comentários:

  1. 17K/m² ? Depois querem dizer que não tem bolha imobiliária... rs

    ResponderExcluir
  2. Prive cotas em caldas novas e um bom negócio

    ResponderExcluir
  3. Fiz um investimento também numa cota de apartamento em Olímpia São Paulo ficará pronto daqui a três anos.

    ResponderExcluir

Conte a sua Verdade