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segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

RESUMO DO ANO: TROFÉU VERDADE IMÓVEL INVESTIMENTO



Em caso de dúvidas sobre qualquer produto, mande um email para verdadeimovel@gmail.com ! Respondo a todos os emails com enorme prazer!

 
 
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Mais um ano se acaba, e enquanto todo mundo se enche de panetone, rabanada e de intermináveis filas para compras de última hora, os principais veículos de mídia ociosos pelas faltas de notícias tradicionais nesse momento do ano se dedicam a listas e retrospectivas.

Como o mercado imobiliário também já fechou as portas (inclusive já fizemos nosso post de fim de ano), resolvemos copiar a idéia de escolher os melhores do ano do mercado imobiliário... mais uma vez a escolha não foi feita apenas no que prevíamos, mas também no resultado do produto quando foi a mercado. Não teve um cálculo científico por trás, apenas o feeling e avaliação de resultados.

Caso você não concorde com a lista, ou tenha algum produto a acrescentar, sua opinião é extremamente bem-vinda... manda um email para expondo seus argumentos ou deixa um comentário lá embaixo do post...

Vamos começar com os investimentos, mas em breve vamos atualizar as outras categorias também.

Um abraço enorme e um excelente Natal para todos.



 

Ouro – Porto Atlântico – OR

 
 

Em julho, quando fiz o destaque do semestre, comecei dizendo : "Sem dúvida alguma, o produto do semestre, e, provavelmente, o produto do ano.". Não deu outra, apesar do ano movimentadíssimo com produtos de VGV's significativos, nenhum chegou perto do que o Porto Atlântico representou para os investidores... O texto abaixo é o mesmo de julho, mas continua fazendo justiça à imponência deste projeto.



 Desde julho de 2012 o mercado esperava ansiosamente pelos R$770MM de VGV que inaugurariam o Porto Maravilha. O lançamento foi postergado por diversas vezes (problemas jurídicos), mas em momento algum perdeu o gás, inclusive muitos apontam o Porto Atlântico como razão para más vendas de diversos empreendimentos lançados no final de 2012. Até faz sentido, afinal, os investidores ficaram absolutamente eriçados com esse produto a ponto de lotarem o Village Mall às 7 horas da manhã no dia do lançamento do produto.


Outro grande destaque do produto foi o stand maravilhoso que fez o grande favor de recuperar um pouco a memória do Porto e ao mesmo tempo ressaltar como será o futuro desta região do Rio de Janeiro.

Ok, dentro do Porto Atlântico havia 4 empreendimentos diferentes, sendo que um deles ainda não está esgotado (lajes corporativas- nota atualizada: continua com bastante estoque), mas os hotéis e as salas comerciais lamberam em poucas horas. E, sem sombra de dúvida, se houvesse o dobro de unidades todas seriam vendidas para os investidores que madrugaram no shopping. Inclusive, alguns desses estavam comprando/vendendo com ágio já no dia seguinte.

Foi um produto para estrear o Porto Maravilha com pé direito,  provavelmente o maior VGV da história do mercado imobiliário carioca, e o primeiro ganhador do Troféu Verdade Imóvel Investimento. (nota atualizada: Passou-se 1 ano, e continuamos esperando pelo segundo produto do Porto Maravilha...)

Parabéns aos envolvidos.

Para saber mais detalhes do produto e o que falei antes do lançamento, clique aqui

 

 

 
 


 

Prata – Dom Condominium Club (1 quarto) - PDG



 

Certamente você já leu em algum lugar que cada vez mais os jovens estão saindo mais cedo da casa dos pais, que o número de divórcios aumenta exponencialmente (ainda mais depois que inventaram o Facebook, Whatsapp e Tinder) e que o número de idosos na população brasileira continua crescendo (a tal da inversão da pirâmide). Além disso, há um número praticamente ignorado no censo de 2010 que indica que no Rio de Janeiro (provavelmente o fenômeno se repete em outras cidades) quase 25% dos domicílios são ocupados por um único morador.

Estamos falando claramente de uma tendência japonesa se repetindo no Rio de Janeiro: cada vez mais as pessoas vão morar em apartamentos menores. Em especial em cidades (RJ e SP se destacam) em que o metro quadrado está cada vez mais caro.

Apesar de toda essa análise soar um tanto óbvia, 2013 não foi um ano pródigo para o mercado de 1 quarto residencial (alguns produtos continham essa tipologia, porém com metragens de 50m² ou 60m² que mais tinham a ver com um 2 quartos), em especial por causa da febre dos apart-hotéis (quem comprava não podia usar, apenas receber os rendimentos) na Bandeirantes.

Houve no entanto um grande produto que investiu pesado nessa metragem e foi, solenemente, recompensado: Dom Condominium Club. Localizado na antiga Flow Service, separado do Norte Shopping apenas pela av Dom Helder Câmara, não teve surpresa aqui. O ponto é excelente para todo mundo que se encaixa naquele primeiro parágrafo e mais ainda para os investidores que vão alugar as unidades compradas para a galera do primeiro parágrafo (que na maioria das vezes ainda não tem grana para adquirir seu imóvel).

O sucesso foi absoluto, com direito a briga pelas unidades finais. Muitos dizem que qualquer mix daria certo naquele ponto, bobagem... a PDG acertou na mosca e fez um golaço! E se você comprou, você também fez.

Aguardem novidades de 1 quarto em 2014, duvido que o mercado não faça um bom benchmarking.

 
Parabéns aos envolvidos.

Para saber mais detalhes do produto e o que falei antes do lançamento, clique aqui




 

Bronze - Heaven Residencial - Leduca



 



Nesses nossos tempos, marketing é tudo. Se a Leduca oferecesse ao mercado um produto de 230 unidades num terreno-tripa de 10 mil m² numa rua  afluente desconhecida da Estrada dos Bandeirantes, cobrando o preço praticado na nata da Bandeirantes (perto do Projac) e ainda por cima dizendo que o empreendimento seria emprestado ao COI por 5 meses durante o período pré até o pós Olimpíada, dificilmente um único comprador veria ali uma excelente oportunidade de negócio.

Contudo, o pessoal da Leduca leu direitinho os livros do mestre Kotler e investiu pesado no marketing dessa potencial "bomba". O segredo foi reposicionar o produto como o preço mais barato do Recreio (ele fica pertinho da Av Benvindo de Novais), entregar o produto totalmente mobiliado e retrofitado para os compradores e ainda por cima pagar um aluguel durante o período em que o produto estiver sendo utilizado pelo pessoal da Rio2016. Não sendo suficientes essas vantagens, ainda ofereceram parcelas fixas durante a obra e piscinas inclusas no valor dos gardens e coberturas.
 
Não deu outra, o Heaven foi a grande oportunidade do Recreio nesse segundo semestre, e lambeu no dia do lançamento. Uma oportunidade que dificilmente será vista novamente naquela região. Quem comprou no dia do lançamento, já teve alguma oportunidades de revender com um ágio bem legal... mas nada comparado com o que o produto vai valer quando estiver pronto e o shopping da Benvindo também. 

Parabéns aos envolvidos.

Para saber mais detalhes do produto e o que falei antes do lançamento, clique aqui
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MENÇÕES HONROSAS:

 

Frames Vila de Mídia - Calper




O Frames foi o grande sucesso do Recreio em 2013 (o Choice foi muito bem também, mas com muito menos unidades). Quem não comprou ficou órfão de um produto excelente a um preço nunca mais visto. De quebra, depois do lançamento a Calper ingressou no Pontal Oceânico, agregando mais valor tanto para os investidores, quanto para futuros moradores. No meio do semestre, o produto ficou com a medalha de prata nesse mesmo troféu. Abaixo o que foi dito à época e continua valendo ainda hoje:

Imagina lançar um produto numa região desconhecida, com problemas judiciais que foram manchetes nos principais jornais, trocando o modelo de administração por incorporação e, ainda por cima, com a traumática chancela de Vila de Mídia ( associação automática para a Vila do Pan nota atualizada: o ano demonstrou que o carioca está sabendo diferenciar bem o que foi a Vila do Pan, do que estão sendo os empreendimentos Olímpicos, nenhum projeto com chancela do COI teve seu resultado arranhado por causa disso)... Quem chega agora e lê essa introdução, já pensa: Fracasso total... é, por isso, que o Frames está aqui nessa 2ª posição do Troféu Verdade Imóvel Investimento., afinal, a mágica que a Calper fez é para ser estudada de perto e copiada.

O segredo? Bom, ninguém sabe ao certo... mas a aposta pesada na figura do técnico multicampeão Bernardinho é um excelente início, junte-se a isso um produto absolutamente fantástico (extremamente bem pensado, bonito, funcional e ousado) e uma campanha intensa de marketing, e começamos a ter uma excelente explicação.

As unidades foram desaparecendo aos montes no dia do lançamento. O stand absolutamente envelopado de olímpiadas e os corretores motivados com a bela premiação contribuíram muito.

Certamente, muitos potenciais moradores compraram, mas foi um produto redondo para o investidor (tanto o especulador quanto o de aluguel).

Abriu o foco para uma nova região, agora batizada de Pontal Oceânico, mas que até ano passado era chamada simplesmente de: LONGE.

Vender tantas unidades residenciais em 1 dia só é um verdadeiro fenômeno.

 

 Neo Life – Living





Por último, há de se mencionar o produto que transformou São Cristóvão na Pedra Filosofal do mercado imobiliário carioca. Do lado do Porto, sem precisar pagar o preço do Porto, com metrô, com parque, do lado do Maracanã, próximo à Tijuca, era o mais óbvio produto do ano... Pensando nisso, a construtora subiu bem o preço, e mesmo assim o sucesso foi estrondoso. Esperem um preço acima do Recreio para o ano que vem... O texto abaixo mais uma vez saiu no Troféu do Primeiro Semestre, mas continua bem válido...

Há 3 anos, São Cristóvão era considerado um lugar degradado. Hoje, São Cristóvão continua sendo um lugar degradado, só que grudado à maior obra de reestruturação da cidade: o Porto Maravilha (olha ele de novo aí). Ou seja, esse bairro que há 3 anos só recebia empreendimentos Minha Casa, Minha Vida (MCMV), passou a ser um ponto interessante para investir. Essa mudança é muito bem retratada pela rua General Bruce, basta atravessar seus 8  apertados metros que você sai do MCMV Morada Carioca (MDL-2009) e dá de cara com o stand do Neo...

O NEO é o marco da virada de São Cristóvão (podem ter certeza, mais produtos como ele virão), afinal não é todo dia que um bairro atinge estrondosos R$7500/m² e vende absolutamente TODAS as unidades em um único dia. Certamente  o preço afastou potenciais moradores, e trouxe investidores focados nos futuros colaboradores de empresas que se instalarão no Porto Maravilha.

Foi praticamente o 4º produto (os 3 anteriores foram na Estrada dos Bandeirantes) seguido para investidor da Living, e parece que essa é a nova tendência dessa empresa que um dia foi concebida para trabalhar com baixa renda e MCMV.

 Parabéns aos envolvidos.

Para saber mais detalhes do produto e o que falei antes do lançamento, clique aqui
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 Gostou dos escolhidos? Não gostou? Sugere algum outro? Acha que faltou algo? Acha que houve exagero? Comenta aqui embaixo ou manda um email para verdadeimovel@gmail.com
 
 

 

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